Welcome to my Website!

Framework

Um framework é uma abstração em que um código providencia uma funcionalidade genérica que pode ser selecionadamento sobrescrita ou especializada pelo usuário providenciando um funcionalidade em específico. Frameworks são um caso especial de bibliotecas de software em que abstrações reusáveis de código envolvidos em uma API (Application Programming Interface) bem definida, mas que ainda contém algumas característcias que as distinguem da de bibliotecas comuns.

Algumas dessas característricas são:

Com essas características, os frameworks oferecem vantagens e desvantagens, algumas delas são:

Vantagens:

Desvantagens:

Padrões de Projeto

O que são Padrões de Projetos?

Design Patterns ou Padrões de Projetos, providenciam soluções para problemas que são comuns no design de software. Em programação orientado a objetos, os Padrões de Projetos são geralmente direcionados para resolver problemas em relação a geração e interação de objetos. Eles nos dão soluções generalizadas na forma de templates que podem ser aplicados a problemas do mundo real.

Padrões de Projetos são uma ferramenta poderosa para desenvolvedores de software. Mas ele não devem serem vistos como uma receita para o software. É mais importante entender os conceitos que o os Padrões de Projetos descrevem, do que memorizar as suas classes, métodos e propriedades. É também importante aplicar os padrões apropriadamente. Usar um padrão incorreto pode a uma situação ou usá-lo em um problema trivial pode complicar o problema mais ainda e levar a problemas de manutenção do código.

Padrões de Projeto a serem abordados

Os 23 Padrões de Projetos que serão abordados nesse documento foram definidos e no livro "Design Patterns: Elements of Reusable Object Oriented Software", escrito por Erich Gamma, Richard Helm, Ralp Johnson e John Vlissides, mais conhecidos como Gang of Four.